Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Higiene oral

por FS, em 01.10.15

Sorriso.png

 

Há, dentro desta área da higiene humana, alguns procedimentos e equipamentos que me fascinam. Um deles, eterno e ancestral ícone de masculinidade, é o palito! Qual fio dental, qual quê! Isso é coisa de meninas (e refiro-me aos 2 tipos de fio dental)!

 

Quantos galãs, marialvas e heróis usaram o palitinho de madeira? Quantas vezes os personagens interpretados por Clint Eastwood "limparam o sebo" aos vilões com o belo do palito a gingar de um lado para o outro da boca? São tantos que se torna difícil enumerá-los todos! Jean Claude Van Damme conseguia, inclusivamente, aviar uns quantos mauzões sem que o tal pedacinho de madeira alterasse a sua posição entre maxilares.

 

E há tantas variantes de palitos que deveria ser considerada uma classe à parte dentro da higiene oral.

Para além do tradicional, feito em madeira, existem outras formas, tão ou mais másculas, de se atingir o objectivo: retirar os pedaços de comida que ficam entre os dentes.

Há quem use a unha do dedo mindinho, sendo que há que ter o cuidado de se remover toda a cera remanescente da última vez que foi inserida no ouvido (sim, a unha do dedo mindinho é uma espécie de canivete suíço da higiene masculina, tem múltiplas aplicações, mas há que respeitar algumas regras).

Também já vi usarem o próprio garfo com o intuito de limpar a cavidade bocal de restos do repasto (não se preocupem que já deixei de frequentar os sítios onde vi estás coisas).

 

Mas para mim, a pièce de résistance é limpar os dentes de uma forma mecânica mais elaborada: usar a língua para tapar a zona a limpar, pelo lado externo, e chupar ligeiramente, criando uma diferença de pressão no sentido do interior da boca, muitas vezes dando origem a um ligeiro chiar (uma espécie de "schiiiii"), libertando assim qualquer partícula que aí esteja presa (não sei se fui suficientemente gráfico com as palavras...). Chama-se a este procedimento, "palito hidráulico"... Adoro!

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D