Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Maldição de dia das bruxas...

por FS, em 30.10.15

image.png

(image by Magog64)

 

O Halloween é apenas mais uma data que marca a vida dos novos pais: mais uma data em que temos de andar a fazer projectos e disfarces para a escola dos filhos!! É a velha história das escolas acharem que os pais não têm muito para fazer...


Eu, como deixo sempre tudo para a última hora, deparei-me com a necessidade de, depois de ir buscar a R e o S às respectivas escolas, ter de ir desencantar (o mais correcto é "desembruxar") um disfarce de gato preto para o S! Ao menos isso: não era bruxa nem morcego, era algo um pouco mais original... Mas a originalidade do tema também implica mais trabalho e imaginação, e revela-se uma dor de cabeça quando não se tem mais do que hora e meia para fazer a tarefa, e se tem 2 filhos eléctricos a dizer a cada 5 minutos que têm fome e que querem ir para casa.


A primeira reacção é rogar uma praga aos professores (bem a propósito do tema) e pensar que no meu tempo não havia destas modernices do dia das bruxas... Íamos ao "pão por Deus" (os "bolinhos e bolinhós" mais a norte do país), quando muito, no Dia de Todos os Santos.


Depois, o desespero toma posse quando me apercebo de que não consigo encontrar as coisas ideais para a máscara que tinha idealizado. E aí entra a auto-punição com o "mas porque é que não trataste disto mais cedo?"... E é simples, a resposta: eu sou assim! E pior, nunca me dei muito mal em ser assim!


Corro para a garagem (a antecâmara do lixo, lá em casa... Uma espécie de sítio onde as coisas usadas ficam a maturar antes de definitivamente as pôr no ecoponto onde as dar alguém!) e abro os caixotes com máscaras de Carnaval e restos de projectos antigos! É nesta altura que se apodera de mim um certo gozo muito familiar... E é estranho. Foram muitos anos a fazer isto nos baús velhos em casa dos meus pais por alturas do Carnaval (sim, eu brinco ao Carnaval... É cultural na minha cidade natal, e estamos habituados a isso desde tenra idade). Todo processo me dá uma certa alegria e tranquilidade.
Um velho colete felpudo a imitar pêlo (será uma espécie de gato persa preto...! He he he!) vai dar volume ao gato... Umas velhas orelhas de Minie que serviram à irmã, cosidas em forma de orelha de gato... As leggings pretas compradas a 2 euros na loja, meia hora antes... Umas costuras aqui e ali para dar um ar mais arranjado... Ao fim de 10 minutos está tudo pronto!

 


E lá foi ele hoje, todo contente... E eu também fiquei, claro... E fiquei também a pensar de que nada valeu o desespero do dia anterior... Não era a máscara perfeita, pois não, mas era a máscara dele, feita em casa...


E não, eu não tinha tempo nem paciência... Ou pensava eu... No final até parece que tinha e soube-me bem gastá-lo neste troço da viagem...

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:



Mais sobre mim

foto do autor




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D