Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


O pior de todos os sistemas...

por FS, em 05.07.15

Winston Churchill disse-o, e Sérgio Godinho cantou-o. Sim, parece incrível, mas dois homens nos antípodas das ideologias político-partidárias proclamaram a mesma coisa, que a democracia é o pior de todos os sistemas, com a excepção de todos os outros.

E é verdade, mas ainda assim pode ser melhorado. Pode ser mais justo. Pode ser mais "do povo, pelo povo e para o povo"! Pode deixar de ser uma partidocracia e passar a ser uma democracia mais real. Pode ser mais integradora das pessoas no dia a dia comum.

Como? Simples, tornem as pessoas mais responsáveis por quem está no poder executivo e legislativo. Deixem que sejam as pessoas a escolher quem elegem, e não os partidos nas suas listas fechadas. Façam com que cada círculo eleitoral eleja um, ou no máximo 3 nomes. Que eu possa votar na pessoa X, na pessoa Y e na pessoa Z, mesmo que sejam de partidos diferentes, mas desde que as considere as mais aptas para me representar, parece-me justo. Não quero é que o meu voto ajude a eleger o número 3 da lista do partido B, mesmo que eu não goste do seu trabalho.

Utopia? Sim, é. Já abordada por várias vozes, encontra sempre resistência forte, logo pelos partidos políticos. Os grandes temem perder o controlo das suas máquinas partidárias e deixar de ter a sua hegemonia no clientelismo e tráfico de influências com o poder económico. Os pequenos argumentam que dessa forma deixam de conseguir eleger os poucos deputados que tém. Aos primeiros, nem sequer respondo, porque o que é público é meu também e não tolero que o considerem apenas dele. Aos segundos lembro que da mesma forma que têm algumas câmaras municipais da sua côr partidária, cuja eleição se baseou no reconhecimento das qualidades dessas pessoas por parte dos eleitores, também o conseguiriam fazer para a Assembleia da República.

Pelo menos, o meu boletim de voto seria colorido, teria várias cores partidárias, mas todas seriam escolha minha e não imposição de terceiros. E eu iria pedir-lhes satisfações pelo seu desempenho...

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D