Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Há uns tempos, numa das conversas diárias com a R acerca de como lhe correu o dia na escola, recebo a seguinte resposta:
- No primeiro intervalo estivemos a a fazer exercícios de matemática e depois... blá, blá, blá...
Eu já tinha parado de ouvir, confesso. Parei logo no início e só pensava "estiveram a trabalhar no intervalo?!" Que raio de escola madrasta (com o devido respeito pelas boas madrastas) é esta para privar as crianças da salutar brincadeira?! E ficaram a manhã toda a trabalhar? Ao fim de uma hora e meia onde é que está a concentração dos miúdos? Será que se portaram mal e a professora os decidiu castigar? A minha mente galopa em hipóteses, teses e conjecturas!
- Mas vocês estiveram a trabalhar no intervalo, R? - pergunto eu - Não foram brincar?
- Pai, claro que fomos! Eu estou a dizer que estivemos a trabalhar no primeiro intervalo de aulas, antes do recreio... O pai sabe que entramos às 9h e o primeiro intervalo é até às 10h30, depois temos o recreio até às 11h... - e continuou na descrição do seu horário.
Certo... Intervalo é o tempo lectivo... Recreio é o tempo lúdico... Mas como é que eu não percebi isso antes??? E faz sentido, mesmo na minha definição de intervalo, que é "uma interrupção na tarefa principal que estou a fazer"... E a tarefa principal da minha filha é: brincar! Depois faz uns intervalos para ir aprender a ler, fazer contas e estudar o meio que a envolve... Sou mesmo tótó!