Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


la bellisima Toscana

por FS, em 13.08.15

fotografia (11).pngfotografia (9).JPG

 

Em Setembro ainda dá para fazer, que os dias ainda estão solarengos e a temperatura amena... Pegar no amor das vossas vidas (na impossibilidade ou indisponibilidade deste, levem outro amor ou quem estiver mais à mão... ) e ir para lugares onde se respira il amore. Senti-lo, como dizia Vinicius de Moraes, "eterno enquanto dure" e, digo eu, com isso acrescentar-lhe mais uns aninhos de vida.

Apanhem um voo directo para Pisa (com a Ryanair) ou para Bolonha (com a TAP), que são os aeroportos que melhor servem a região da Toscana a partir de Portugal. Aluguem um carro (numa das multinacionais de rent-a-car ou na italianíssima Maggiore), levem uns CD's do Ennio Morricone (ou a música italiana que vos agrade mais) e partam à descoberta de uma das zonas mais bonitas e românticas de Itália.

 

fotografia (4)b.jpg

 

Onde rumar

Para além das conhecidas (e demasiado turísticas) Pisa, Florença e Siena, existem destinos de menor dimensão, mas tão interessantes como os anteriores, umas pérolas fantásticas a descobrir por estradas secundárias ladeadas de ciprestes. Procurem no mapa (sim, esqueçam o GPS, que se nos tivermos de perder em férias, é porque algo de bom está para acontecer), na fronteira da Toscana com a vizinha Umbria, a zona entre Siena, Arezzo (que tem uma feira de antiguidades que dá vontade de mandar colocar dentro de um contentor) e Montepulciano, e descubram locais românticos como Cortona, Castiglion Fiorentino, Volpaia e Radda in Chianti.

Mas há muito mais para ver. Mais a sul de Siena, na zona de Val D'asso, há persursos fabulosos por Montepulciano, Montefollonico, Asciano e Chiusure, que vos leva a paisagens lindíssimas onde muitos filmes foram rodados, como por exemplo O paciente inglês.

   

fotografia (3).JPGfotografia (5).JPGfotografia (13).JPGfotografia (15).JPGfotografia (8).JPG

Onde ficar

A oferta é enorme, e não costuma ser muito barata. Ainda assim, é bastante acessível. Sugiro dois locais, ambos intimistas, mas diferentes um do outro.

 

il follonico

Num ambiente mais rural, na zona de Val D'Asso, inclusivamente no que à decoração diz respeito, fica este turismo rural (acrescentaria eu, de charme) numa filosofia de vida muito ecológica. É propriedade de um casal (ela Holandesa e ele Italiano), que recuperaram aquela casa para ali viverem e receberem, muito bem, os seus hóspedes. E para quem se atrever a aprofundar o contacto com os donos, recebe de prémio umas dicas de itenerários fantásticas.

As refeições, ainda que não sejam muito variadas, têm muita personalidade, são genuínas e sabem mesmo a Itália (a minestra, o presunto, o vinho biológico, tudo tem um aroma incrível).

  

 fotografia (4).JPGfotografia (14).JPG

 

villa sassolini

É um hotel rural na povoação de Montivarchi, no cimo de uma colina com uma lindíssima vista. Menos caloroso do que a alternativa anterior, mas ainda assim um óptimo refúgio para onde regressar depois das descobertas do dia, principalmente se fôr para saborear os seus óptimos jantares.

  

 P.S. - E se puderem, façam-no numa maquina in stile italiano... buon viaggio!

fotografia (41).jpg

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:



Mais sobre mim

foto do autor




Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D